Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

#Post Especial - Rock in Rio


QUAAAAAAAAAAALÉ, TO LOUCO PRA IR! *-*

Eu dúvido que alguém nunca tenha ouvido falar num dos maiores eventos musicais do mundo!

Confira!

O Início

Tudo começou em 1985 quando o primeiro Rock in Rio aconteceu na cidade de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em uma área de 250mil metros quadrados especialmente construída para receber o evento. Foi a primeira vez que o Brasil abriu as portas às grandes atrações internacionais.
Neste ano, o público atingiu a marca de 1.380.000 de pessoas, e teve a presença das bandas internacionais AC-DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen, Scorpion entre outras, além de presenças nacionais como Barão Vermelho, Gilberto Gil, Rita Lee e outros, totalizando 28 bandas.
Foi o início de tudo!


Graças ao sucesso da primeira edição, o Rock in Rio era um dos eventos mais esperados do fim da década de 80. A espera acabou em 1991, quando o próximo evento aconteceu no Maracanã, Rio de Janeiro, com a participação de 42 bandas e 700 mil pessoas.
Quase 500 faróis de avião iluminavam um palco gigantesco, que contagiava o público e fazia o maior estádio do mundo tremer ao som de Joe Cocker, Prince, Faith no More, Guns N'Roses, Judas Priest, Capital Inicial,Engenheiros do Hawaii,Roupa Nova, Sepultura, Titãs e muitos outros.


Após um período de 10 anos, a terceira edição aconteceu em 2001 novamente na cidade de Jacarepaguá com 160 bandas e um publico total de 1.235.000 pessoas. Uma nova Cidade do Rock é construída em Jacarepaguá, no mesmo local da edição de estreia, com uma capacidade inédita de 250 mil pessoas por dia. Foi nessa virada de milênio que nascia o projeto Por um mundo Melhor. A partir de então o Rock in Rio passou a promover e apoiar projetos socioambientais com foco em educação.
Neste mesmo ano aconteceu um dos momentos mais marcantes da história da comunicação: às 19 horas do dia 12 de Janeiro de 2001, 3.232 emissoras de rádio e 425 de TV fizeram 3 minutos de silêncio - unindo-se para promover a reflexão e estimular ações Por um Mundo Melhor.
Foi nessa terceira edição que nasceram também outros espaços além do palco principal, voltados a apresentações divididas por estilos.
Dentre os artistas presentes estiveram Britney Spears, Foo Fighters, Guns N’ Roses, Iron Maiden, Papa Roach, Red Hot Chili Pepers, Barão Vermelho, Capital Inicial, Cássia Eller, Ira, Kid Abelha, Pato Fu, Sandy & Junior e muuuuuuuitos outros.


Em 2004, Roberto Medina decidiu internacionalizar a marca Rock in Rio. O evento atravessou o Atlântico e entrou na Europa, sendo realizado na cidade de Lisboa, no Parque da Bela Vista. A partir daí o evento foi concretizado como um dos maiores do mundo. Cerca de 60 países assistiram ao evento. Só no Brasil, 70 milhões de espectadores acompanharam os shows pela televisão.
Nesta quarta edição, Lisboa recebeu um público de 386.300 pessoas e 77 bandas, dentre elas Alejandro Sanz, Britney Spears, Evanescence, Foo Fighters, Metallica, Paul McCartney, Slipknot, Charlie Brown Jr., Ivete Sangalo, Moonspell, Xutos & Pontapés e outros.


No ano de 2006, a quinta edição ocorreu novamente no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Desta vez com estruturas ainda mais arrojadas, a organização do Rock in Rio mostrou aos portugueses que o evento estava em Portugal para ficar.
Nos 200 mil m² do Parque da Bela Vista, foram montados o Palco Mundo, com uma estrutura metálica impressionante; o Hot Stage; e a Tenda Electrónica, uma obra-prima de design e iluminação que recebeu muitos elogios do público.
Com um público total de 350.000 pessoas, passaram por lá David Guetta, Guns N’ Roses, Red Hot Chili Peppers, Shakira, Ivete Sangalo, Jota Quest, Marcelo D2, Pitty, DJ Vibe,Fingertips entre outros, totalizando 60 bandas.

A edição de 2008 em Lisboa superou as expectativas do público pela qualidade e design das estruturas além das novidades apresentadas. Foram 5 dias de muita festa, onde 82 bandas internacionais, brasileiras e portuguesas tocaram.
A novidade principal ficou por conta do palco Sunset Rock in Rio, espaço dedicado à experimentação, encontros inesperados e concertos únicos de dois ou mais artistas. Outra novidade foi o Espaço Fashion, que estimulou uma aproximação entre música e moda e trouxe desfiles de diferentes marcas e criadores.
O público de 354.000 pessoas pularam ao som de 82 bandas como Amy Winehouse, Bon Jovi, Kaiser Chiefs, Linkin Park, Metallica, The Offspring, Tokio Hotel, Ivete Sangalo, Skank, 4 Taste, Just Girls, Moonspell e outras.


Ainda em 2008, seguindo o objetivo de alcançar cada vez mais países, o Rock in Rio foi levado também a Madrid, logo em seguida ao terceiro evento de Lisboa. A primeira edição espanhola teve lugar em Arganda Del Rey.
Contava com os palcos Mundo, Hot Stage e Electrónica; zonas de lazer; espaço comercial; zonas de alimentação e bebidas; área de esportes; além de uma incrível fonte luminosa com extensão de 240 metros – a “Fonte das Estrelas”. O projeto social também foi levado a Madrid e teve como tema as alterações climáticas. Foi responsável por arrecadar 200 mil euros para projetos ambientais.
Nesta sétima edição, um público de 291.000 pessoas deram as caras por lá, contando com a presença de 61 bandas, como Amy Winehouse, Bob Dylan, Lenny Kravitz, Neil Young, Shakira, The Police, Tiesto, Tokio Hotel, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Alejandro Sanz, Estopa, Manolo Garcia e outras.


Em 2010, a oitava edição torna a ser realizada em Lisboa. Com um formato consolidado na última edição portuguesa, o Rock in Rio repete seus 5 dias de festa com abertura às experimentações, Jam sessions e novos encontros da música.
Um público de 320.000 pessoas viram passar por lá Shakira, Snow Patrol, Sum 41, Miley Cyrus, Mcfly,Rammstein, Motorhead, Zombies For Money, The Twelces, Heartbreakerz, Ivete Sangalo, Maria Rita, Martinho da Vila, Soulfly, Rui Veloso, Tiago Bettencour entre outras, totalizando 82 bandas.


Ainda nesse ano, o evento tornou a acontecer em Madrid. O Rock in Rio Madrid teve artistas de grande popularidade e reconhecimento na Espanha.
Com um público estimado em 250.000 pessoas, 62 bandas deram uma passadinha por lá, como Bon Jovi, Shakira, Rihanna, David Guetta, Miley Cyrus, Mcfly, Rage Against The Machine, Tiësto, Metallica, Motorhead, DJ Vibe, Feat Aqeel, Pereza, DJ José González e Marillion.


Em 2011, a décima edição volta a ocorrer no Brasil depois de dez anos longe de casa. As obras de construção da nova Cidade do Rock começaram neste mês de dezembro com um investimento de R$ 37 milhões, que devem ser finalizadas em nove meses, sendo os últimos três dedicados a preparar a área para receber o festival.

Agora a cidade passa a ter um espaço permanente para receber grandes eventos, que vai trazer grandes benefícios para a cidade do Rio. Roberta, vice-presidente executiva do Rock in Rio, comemorou:
“Rock in Rio é festa, sim, mas também é economia, turismo e promoção internacional. Do total de Rock in Rio Cards vendidos, 60% são de outros estados – isso vai gerar um impacto direto na hotelaria e turismo da cidade.”

Já o prefeito Eduardo Paes comemorava o fato de antecipar a realização de uma obra olímpica para poder trazer de volta o Rock in Rio para a cidade.
“Estamos iniciando objetivamente a primeira obra dos Jogos Olímpicos. Ela poderia ser feita em 2015, mas avançamos para trazer de volta essa coisa fantástica que é o Rock in Rio.”


O Parque, localizado em frente à antiga Cidade do Rock na Avenida Salvador Allende, será inaugurado no ano que vem com a realização do Rock in Rio 2011 e abrigará também, pelo menos outras duas edições do festival, em 2013 e 2015.

Além do Palco Mundo, a Cidade do Rock em 2011 também terá o Palco Sunset, aonde irão acontecer grandes encontros musicais, e a Tenda Eletrônica, onde DJs de diversos países vão garantir o agito até altas horas. Mas as novidades não param por aí: o evento também vai contar com Roda Gigante, Tirolesa, Freefall e Montanha-Russa, entre outros atrativos. E você tem acesso a todas essas atrações com o seu ingresso, não precisa pagar nada extra pela diversão.



Para esta nova edição, até a presente data, o Rock in Rio 2011 já tem doze atrações confirmadas, cinco nacionais e seis estrangeiras.

No dia 24 de setembro, o Dia Rock, irão se apresentar as bandas Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol, Capital Inicial e NX Zero. Sempre tem um pra estragar!. No dia seguinte, 25 de setembro, o Dia Metal, estão garantidas as presenças de MetallicaSlipknot, Motörhead, Coheed and Cambria, Sepultura e Angra. E no outro final de semana, no dia primeiro de outubro, será a vez do Dia Rock Alternativo, onde Coldplay e Skank já estão confirmados.

O rock californiano do Red Hot foi responsável por atrair o maior público da história do festival, em 2001, tocando para nada menos que 250 mil pessoas – o que foi também o maior público de sua carreira. No mesmo dia ainda se apresentam o Snow Patrol, que tocou na edição portuguesa deste ano; Capital Inicial que volta a se apresentar no festival, e a banda paulista Nx Zero, que participará pela primeira vez do festival. HAJA LIMÃO!




Já a banda Metallica irá comandar a noite do dia 25 de setembro. Ela foi a banda mais votada pelo público em pesquisa realizada pelo Ibope sobre quem os brasileiros mais gostariam de ver no festival. Neste dia, o Palco Mundo ainda contará com as bandas Slipknot , Motörhead e Coheed and Cambria. Já no Palco Sunset, dedicado a shows únicos e encontros exclusivos, irão se apresentar as bandas brasileiras Sepultura e Angra.


Os britânicos do Coldplay serão a atração principal em 1° de outubro. A banda se apresentará pela primeira vez em um Rock in Rio. O dia ainda contará com a presença do grupo mineiro Skank, que já se apresentou em 2008 na edição de Lisboa do festival.


Milhares de pessoas do país todo mostraram que estão ansiosas para a chegada do Rock in Rio 2011. Desde a sexta (19/11), quando começaram as vendas do Rock in Rio Card, foram vendidos 62 mil ingressos, mesmo com apenas 6 bandas confirmadas.


O preço do Rock in Rio Card é de R$190, mas a pessoa tem direito a meia-entrada(R$95) desde que seja comprovado através de documentos.
Interessou? Basta acessar o site oficial para maiores informações clicando aqui.

Fonte: Rock in Rio 


- Alguém afim de me levar nessa viagenzinha? hihi (6)

0 comentários:

Postar um comentário