Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Calça Jeans causa aparecimento de estria e celulite?


A maioria das mulheres que se importam com sua aparencia conhecem os inimigos do corpo. Refrigerantes, frituras, açúcar ou até mesmo sal em excesso são inimigos nesta batalha. Mas quando o assunto é ter uma pele sem celulite e estrias a maioria das pessoas não sabem do estrago que as roupas apertadas podem fazer.


Se você é daquelas pessoas que sempre se perguntou se roupas apertadas causam aparecimento de estria e celulite, a resposta é sim. Aliás, particialmente correto. Ao contrário do que muitos pensam, as roupas apertadas podem causar celulite, mas não estria, isso porque não são capazes de romper as fibras da pele. Mas antes de tudo, precisamos entender o conceito de cada uma.

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade).

A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.


Além da celulite, roupas apertadas podem ainda podem provocar outros tipos de problemas, como pelos encravados.

Verdades e Mentiras sobre estrias

1°As estrias aparecem quando engordamos ou crescemos?
Verdade : Se você esticar um elástico além de seu limite máximo, ele se rompe. É exatamente o que ocorre com as fibras elásticas da pele. O crescimento é maior do que a pele pode suportar, surgindo as listras.

2° Refrigerante causa estria?
Mentira: Refrigerante pode contribuir com o aumento de peso, o que pode gerar o aparecimento das estrias. Mas não existe nenhuma ligação direta entre os dois.

3° Estrias são cicatrizes da pele?
Verdade: A estria nada mais é do que a ruptura de fibras elásticas, o que leva a uma cicatriz atrófica.

4° Roupas apertadas causam estrias?
Mentira: A roupa apertada não é capaz de romper as fibras da pele, problema que causa as estrias.  As roupas não possuem nenhum poder no que diz respeito à formação dessas cicatrizes.

5° Há tratamentos que fazem as estrias desaparecerem?
Mentira: A única coisa que conseguimos fazer é deixar as marcas menos visíveis, usando cremes ou aplicações de laser. A melhor solução sempre é prevenir.

6° Estrias escuras são mais fáceis de tratar?
Verdade : Estrias escuras são cicatrizes que ainda não estão totalmente formadas as fibras romperam e o vermelho indica que há sangue circulando fora dos vasos. Mas, é importante procurar um tratamento assim que elas apareçam, caso contrário, a dificuldade será a mesma.

7° Pele desidratada é sinal de formação de estrias?
Mentira:  Quando a pele está desidratada ela fica com um aspecto feio e isso pode colaborar para que as estrias fiquem ainda mais aparentes. Mas de nenhuma forma isso interfere na ruptura das fibras.

8° Peeling ajuda a suavizar as estrias?
Verdade : Os peelings químicos possuem uma formulação que provoca uma leve esfoliação na pele. Essa ação estimula a microcirculação da região afetada e forma novas fibras de colágeno, que ajudam a suavizar as marcas já existentes.

9° Uma alimentação balanceada ajuda no combate as estrias?
Verdade : Uma alimentação saudável é sinal de corpo em forma e o principal responsável pelo aparecimento das estrias é o ganho acelerado de peso.

10° Grávidas têm mais chance de formar estrias?
Verdade: Como a pele estica muito, principalmente na região dos seios e barriga, é possível que aconteça uma ruptura das fibras. O ideal é usar cremes de prevenção e não engordar além do limites da gravidez.



Verdades e Mentiras sobre celulites

1º Celulite é problema de mulher?
Mentira: Homens e crianças também podem ter celulite sim! Os dois sexos são atingidos, mas nas mulheres a incidência é maior, tanto por ação dos hormônios femininos quanto pela distribuição e disposição da gordura no corpo. O tecido gorduroso dos homens tem traves mais espessas que  permeiam as células de gordura, e estas traves, também chamadas septos, são dispostos de maneira oblíqua.  Nas mulheres estes septos são mais finos e dispostos de maneira perpendicular. O que isso significa? Nos homens, quando ocorre aumento de tecido gorduroso sob a pele, ele se projete para o fundo. Nas mulheres , quando o tecido gorduroso aumenta ele se projeta para fora. Os septos seguram a pele, e entre os septos ocorre a projeção de gordura. Assim, aparecem as irregularidades, os famosos furinhos. 

2º O que causa a celulite é um componente genético?
Mentira: Não podemos atribuir apenas uma causa para o surgimento da celulite. Segundo o cirurgião vascular Dr. Roberto Rodolfo Jr., o problema é multifatorial, envolvendo fatores hormonais, neuroendócrinos, vasculares (problemas de circulação sanguínea e linfática) e comportamentais como sedentarismo, tabagismo e erros alimentares.
Falando em hábitos,  a alimentação realmente é um dos fatores no combate à celulite. Segundo a nutróloga e dermatologista Dra. Paula Cabral, o consumo regular de verduras, legumes e frutas, diminuem a absorção das gorduras e carboidratos devido à formação de uma intensa rede de fibras que aprisiona o alimento no centro do bolo impedindo assim sua absorção. 

3º Existe medicamento para celulite?
Verdade: Mesmo algumas pessoas achando que é conversa de esteticista, já existe o desenvolvimento de produtos mobilizadores de gordura que melhoram o aspecto da celulite. Associar liporredutores a exercícios físicos podem ajudar na ação do produto e contribuir para o tratamento, mas vejam bem, associar! Além disso, segundo presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Aloizio Faria de Souza, novos medicamentos injetáveis têm sido estudados e vêm apresentando bons resultados. Porém, vale lembrar que os cremes funcionam como coadjuvante aos tratamentos com o dermatologista para melhorar a textura da pele, não para eliminar furinhos! Esses cremes não penetram profundamente no subcutâneo, camada da pele alterada neste caso. 

4º Calça jeans apertada aumenta celulite?
Verdade: A história da sua mãe de que a calça apertada vai piorar os furinhos é pura verdade e fácil de entender. Com a compressão dos vasos, a drenagem das pernas e coxas ficam prejudicadas, contribuindo para a formação da celulite. 

5º Para celulite, o negócio é malhação para aumentar músculo?
Mentira: Ao contrário do que muitas mulheres pensam, não é porque malhando os músculos aumentam que celulite vai embora. Pegar pesado na malhação pode ajudar a acelerar o metabolismo e contribuir para redução de gordura, claro, mas os exercícios que mais contribuem são os aeróbicos como natação, corrida, hidroginástica, caminhada e bicicleta, pois melhoram o aporte sanguíneo e drenagem de todo corpo. 

6º Mulheres magras não têm celulite?
Mentira: Se fosse assim, bastava emagrecer e tudo se resolvia (tudo bem que emagrecer não é nada fácil). Mas todas nós conhecemos alguma magra com celulite, então você pode dizer: Viu? Então não adianta emagrecer! Bom, calma, emagrecer vai ajudar bastante no combate á doença, mas é fato que, como já citado acima, a doença é multifarotial, com uma contribuição importante de fatores eminentemente femininos como os hormônios. Então, o que podemos fazer, façamos. 

7º Lipoaspiração resolve a celulite?
Mentira: “De jeito nenhum: essa técnica remove apenas gordura e em alguns casos pode até agravar o aspecto da celulite, por gerar um certo grau de flacidez”, explica Silvia Zimbres. 

8º Velashape ajuda?
Verdade: O Velashape ajuda a amenizar o problema. A dermatologista Roberta Bibas reforça que esse é o primeiro aparelho aprovado pelo FDA para tratamento de celulite. Consiste em uma massagem mecânica aliada à radiofrequência, agindo diretamente na flacidez. O aparelho estimula os fibroblastos, células produtoras de colágeno, a produzirem mais essa substância estrutural, reduzindo o tamanho dos adipócitos (células de gordura) e melhorando o aspecto de casca de laranja. 

9º Refrigerante aumenta celulite?
Verdade: Ao contrário do que alguns pensam, não é o gás do refrigerante que contribui, mas sim o sódio contido em sua composição.  O sódio é um componente importante para o organismo, porém em excesso gera retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço e colabora para o aparecimento do problema.


Aproveitando o embalo do assunto, saiba a respeito de sete problemas que roupas apertadas podem provocar.

1. Circulação sob risco
As roupas apertadas podem dificultar o retorno do sangue venoso, que passa muito tempo nos membros inferiores. Essas roupas geram compressões, ao longo da perna e na região abdominal, sem uma graduação adequada.

2. Varizes
Elas prejudicam principalmente as mulheres. Isso porque a progesterona, um dos hormônios femininos, causa a dilatação das veias além do calibre normal. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 17% da população sofre com problemas vasculares, as varizes entre eles. Quando você usa roupas apertadas, prejudica sua circulação, aumentando as estatísticas. Principalmente se há casos de varizes na sua família ou se você toma algum tipo de contracepção hormonal, prefira peças mais larguinhas.

3. Celulites
Não é que as roupas apertadas causem celulites. Mas elas retardam o tratamento ou favorecem o surgimento dos furinhos. Quando há formação dos nódulos de gordura, causadores de celulite, a circulação sangüínea fica prejudicada nestas regiões. Se você usa roupas apertadas, prejudica ainda mais a passagem do sangue, agravando o quadro. Ou seja, a celulite de grau 1 evolui para grau 2 e assim por diante.

4. Respiração
Roupas muito apertadas ou um cinto ajustado demais prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo. Resultado: você pratica a chama respiraçãocurta na maior parte do dia, ou seja, a inspiração só chega até a parte alta do tórax. Com isso, as trocas gasosas não acontecem de maneira eficiente e seu corpo acumula mais gás carbônico, que é tóxico e acelera a oxidação das células, provocando o envelhecimento. A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade: portanto, livre-se das roupas apertadas quando precisar de calma.

5. Dores nas costas
Acha que não tem nada a ver? Então compare, marcando suas sensações por dois dias seguidos. Num, use uma combinação bem justa e, no outro, escolha um modelo que deixe seu corpo bem à vontade. A diferença é notável: vestindo peças que restringem seus movimentos, você é obrigado a sobrecarregar os músculos e as vértebras para realizar atividades que, normalmente, nem exigiriam tanto esforço. Com o quadril comprimido, sua coluna sofre para dar suporte aos movimentos. O mesmo vale para as camisas que impedem os braços de se mexerem-se: por causa disso, os ombros encerram o dia com uma sensação de peso e, às vezes, até ardência e formigamento.

6. Digestão
O problema, neste caso, deve-se principalmente às calças e cintos que apertam demais sua barriga. Após as refeições, seu estômago dilata-se (é nele onde ocorre parte da digestão, graças à ação dos ácidos presentes ali). No entanto, a pressão das roupas pode fazer com que os ácidos do estômago refluam para o esôfago, causando azia e refluxo.

7. Saúde sexual
Entre as mulheres, o uso de roupas apertadas pode favorecer o corrimento. Com a umidade e a temperatura alta, a região genital torna-se propícia ao desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar doenças como a candidíase. Nos homens, o risco em vestir calças e cuecas apertadas demais está em afetar a quantidade e a qualidade dos espermatozóides produzidos, além de causar dor nos testículos.


Adaptado:  medinforme, mulherbeleza, vilamulher e outros.

Opiniões a parte, eu acho que ainda vale MUITO a pena correr os riscos apesar das consequências, e que atire a primeira pedra quem pense o contrário. Certo, Jaqueline? :)

0 comentários:

Postar um comentário